unnamed

Guia de como escolher a cor certa de base pela internet!


 
O post de hoje é o guia de como eu escolho minhas bases de rosto pela internet.
Por sorte nunca comprei errado, pois quando não tenho “quase certeza”, acabo nem arriscando!

Mas sou insistente: quando não encontro na tabela Foundation Matrix do Temptalia, que falarei abaixo, eu procuro incansavelmente resenhas de outras blogueiras na internet, sempre digitando as cores que eu já uso de outras marcas como “palavras chave” no Google, fazendo com que eu encontre blogueiras com o mesmo tom de pele que o meu. Mas vamos por partes…

Desculpem, a explicação é grande, mas é importante pra quem não entende inglês!

A primeiríssima coisa que eu faço quando desejo uma base gringa, ainda desconhecida por mim, é ir nesta tabela do blog Temptalia: Foundation Matrix – Color Match, Foundation Matching Chart – além da blogueira americana Christine ter amostras de diversas cores, a tabela é feita com a ajuda de muitos leitores que mandam suas comparações de bases – ajuda que ainda está aberta pra quem quiser cooperar com o site.

Aqui vai um passo a passo de como navegar pela Tabela Matrix:

Passo 1:
A primeira coisa é escolher seu tom de pele entre os três disponíveis: Warm (quente), Cool (frio) ou Neutral (neutro).
Se você é do tipo mais amarelada, provavelmente será o tom Warm, (quente) se você é do tipo mais rosado, será o mais frio (Cool) ou opte pela cor neutra (Neutral). Eu sou quente, “warm”, pois tenho um subtom nitidamente amarelado, quase que asiático na pele:

Passo 2:
Escolher uma entre as opções: Fairest (o mais claro de todos), Fair (claríssimo), Light (claro), Light Medium (médio claro), Medium (médio), Medium Tan (médio bronzeado), Tan (bronzeado), Dark Tan (bronzeado escuro), Deep Dark-Peach (escuro profundo “pêssego”), Deep Dark-Red (escuro profundo “vermelho”) e Deep Dark-Yellow (escuro profundo “amarelo”).
Eu sou Light Medium (médio claro):

Agora uma coisa que me facilita DEMAIS é já saber minha cor de bases da MAC, que virou um “guia universal” de bases. Saber sua cor na MAC, já é 90% de caminho andado pra encontrar dicas de blogueiras na internet. No caso da tabela, quando eu optei pelo tom “warm”, e depois “light medium”, a própria tabela já me mostrou opções de exemplos de cores da MAC e outras marcas, pra que eu confirmasse ainda mais o tom. No caso, sou NC25 da MAC, portanto eu estava mesmo no caminho certo *_*

Passo 3:
No passo 3 você ainda pode escolher entre os “opcionais”: Brand (marca), Type (tipo), Coverage (cobertura) e Finish (acabamento). Eu costumo pular esse opção, pois o próximo passo já me dará todas essas opções, com todas a marcas disponíveis. Então neste passo 3, apenas clico em Submit:

Passo 4:
No passo 4 já vai abrir a tabela com Nome, Tipo, Acabamento e Cores de Bases de todas as marcas disponíveis em Ordem Alfabética de A de “Avon” a Z, ou Y de “YSL”:

Exemplo da última fileira de Y a Z:

Bom, como vocês podem ver, essa tabela é sensacional e ajuda MUITO!
Para comprar a maioria das minhas “bases eu me baseei” (rs..) por essa tabela e nunca aconteceu de eu comprar errado.

Agora, como eu faço com as marcas de bases gringas ou até nacionais que não estão na tabela?
Aquilo que já citei anteriormente: começo pelo Google, com as “palavras chave” das bases que eu já tenho, por exemplo, NC25 da MAC. Digitando NC25 eu já encontro diversas blogueiras que também usan NC25 e vou buscando dentro do blog delas por “foundation” (quando em inglês), no campo onde normalmente tem nos blogs a opção “Categorias”, ou “Busca” (“Search”), e ali vou procurando posts sobre bases.
* Mesmo que você não tenha e nem queira uma base da MAC, é bom descobrir sua cor, testando ao vivo, na loja (caso tenha uma em sua cidade). Mas vc NÃO precisa ter como referência uma da MAC, podem ser de outras trocentas marcas que têm na tabela – como eu já disse, a MAC acabou virando uma boa “refência universal”, mas por outras marcas que você tenha em casa, já dá pra ver sua verdadeira cor!

Quando é num blog brasileiro, faço a mesma busca pela cor da MAC ou por alguma cor de marca brasileira que eu já tenha, como por exemplo “08″ da Velvet – Contém 1g.

Uma coisa que eu NÃO faço de jeito nenhum é tentar comprar uma cor de base que achei bonita na blogueira, porque ela aparentemente tem o mesmo tom de pele que o meu!
Não, isso raramente vai funcionar, porque as fotos e vídeos enganam muito e não dá pra saber a real cor.
Então a única forma de eu ter “quase certeza”, é me guiar pelas cores que eu JÁ uso!

UPDATE: Outra tabela bem bacana, que a leitora Patrícia me lembrou é a findation.com – ela é super prática!
Na findation o primeiro passo é escolher a marca, na tabela à esquerda escrito BRAND.
Após clicar em BRAND, o segundo passo é escolher uma base dessa marca que você JÁ USE, clicando em PRODUTC.
E o terceiro passo é escolher a cor dessa base em SHADE.
Você deve repetir esse processo duas vezes, ou seja, escolher duas bases!
Terminado isso, clique em Find My Matches e já aparecerá uma lista com várias marcas pra escolher!
Obrigada pela lembrança, Patricia! :-)

Bom, é isso, crianças. Acho que falei tudo. Se eu lembrar de algo que tenha esquecido, faço um update no post.
Testem a Tabela Matrix e depois me contem o que acharam.
Qualquer dúvida, deixem aqui nos comentários, tá? :-)

bjbj
Débora

38 comentários para “Guia de como escolher a cor certa de base pela internet!”

  1. Olá!! Este post me ajudou muito, pois toda vez que compro uma base pela internet ou até mesmo por aqueles catálogos(avon), eu sempre compro a base errada. ou fica mais claro que a minha pele ou muito escura. vou seguir essas dicas que você deu neste post. obrigada! :) Seu blog está de parabéns!! Se quiser conhecer o meu, fique a vontade. http://www.supermaquiagem.com Bjs :*

  2. Muito bom o post! Não conhecia essa tabela da Temptalia, todas as bases que experimento ficam escuras em mim, eu comprei a Face & Body N1 a cor mais clara e ficou escura, tenho usado o BB cream da clinique que fica bem natural, mas estou a procura de uma base que fique na cor certa, mas tenho até medo de comprar, vou dar uma olhada na tabela. Beijos

  3. Maíra disse:

    De longe a melhor explicação sobre essa tabela Matrix. Parabéns!

  4. Ju disse:

    Meu problema com essa tabela é que não tenho nenhuma base. Pelo que pus na tabela sou MAC NW35, mas morro de medo de comprar errado porque uma base da MAC comprada pela Sephora é um investimento né

  5. Betina disse:

    nossa, muito obrigada mesmo pela dica! essa tabela vai salvar a minha vida hehe :) vou viajar quinta e quero muito trazer a teint miracle :D obrigadaaaa :) beijos

  6. Iara disse:

    Oie, Débora, Tudo bem? Esse post foi muito gostoso de de ser e bem explicativo. Eu desisti comprar bases pela internet há tempos! Quem sabe agora terei coragem?!?!
    bjs

  7. Muito bom!! deste jeito não tem como errar. Bjss

  8. zilandra disse:

    linda maravilhosaaaaaaaaaaa
    quero te mandar um mimi..manda seu endereço para meu email.zilandra2007@hotmail.com
    amei a dica d hj…super super…e ainda te aguardo no meu blog sua lindona
    http://zilandramakes.blogspot.com.br/

    • Débora Reis disse:

      Oi, amada.. seus comments estavam indo pra spam, acho q é pq vc coloca endereço de email :-)
      Por favor, nao to em casa agora.. me mande um email pelo “Contato” q tem aqui no blog!
      bjocas!

  9. Patricia disse:

    Existe uma outra tabela de bases, a findation.com onde você seleciona dois tons de base que dão certo na sua pele, depois o site mostra as que podem dar certo para você.

    • Débora Reis disse:

      Brigada, Patrícia… eu já tinha entrado e nem lembrava mais dela! Na época alguma base minha não bateu a cor, mas agora eu dei uma conferida, e parece que tá tudo bacana com ela! :-)
      Mto obrigada pela lembrança! Vou fazer update no blog!
      bjbjbj

  10. Thaissa disse:

    Adorei o post! Até porque por coincidência, hoje passei horas procurando resenhas sobre a nova base da YSL (Le Teint Touche Eclat) e estou na maior dúvida entre comprar a B30 ou a B40… Minha base da MAC também é NC25 e a Dior Forever é 021 (linen). Você já testou essa base da YSL? Usou qual cor?

    • Débora Reis disse:

      Nunca testei base da YSL! :-(
      Ja q vc é NC25 tb, vai ai uma dica, caso um dia vc queira: eu comprei a nova base Naked da Urban Decay na cor 4.0, q eh a de fundo amarelo, e achei um pouco clara. Podia ter sido a 4.5, segundo a tabela “Findation”. Todas as bases com final 5 sao mais rosadas, por isso eu comprei a final zero. Mas achei um pouco clara p mim. Acho q 4.5 eh mais escura um pouco. Ela eh de cobertura ele, mas eu adorei! Vou fazer resenha esta semana
      Super bjo, Thaissa! :-)

      • Thaissa disse:

        @Débora Reis, Obrigada por responder Débora! Ai, mas eu queria tanto essa nova base da YSL… Só que ela não aparece em nenhuma das duas tabelas ainda… E tentei fazer essa pesquisa por resenhas, mas não cheguei a nenhuma conclusão! Ah, na verdade, a NC25 fica ótima em mim, mas acho que o tom ideal seria uma mistura da NC25 com a NC30, rs!

  11. Post utilíssimo, nunca sei como escolher cores de bases!

  12. Gostei bastante do post, mas sou hiper insegura pra comprar maquiagem pela net, a menos que já tenha experimentado antes, ou se o preço for mais em conta, vou na loja dou aquela experimentada antes e depois encomendo. Acho que maquiagem é coisa de pele. Acho que vou aproveitar as dicas e me arriscar.

  13. Olhem, meninas quem ainda tem dúvidas ao escolher a base pela internet.
    Fika a dika!!!!

  14. Joias em Ouro disse:

    Com esse post acabaram todas as dúvidas. Agora tem como saber qual a base certa para cada mulher.

  15. Ana Oliva disse:

    Queria testar a base teint miracle da lancôme antes de comprar mas não acho em lugar algum, tenho duvida de comprar e não ser a certa para minha pele….o que eu faço?

  16. Ananda Nunes disse:

    Aiaiai não sei se vai dar certo pra mim! Eu uso uma base da Mary Kay e a tabela deu errado pra mim… daí como vou confiar no tom de uma base da MAC?! E pior é que eu vou comprar uma base da MAC por agora! Socorro!

  17. vivian lara disse:

    A Sabrina do Coisas de Diva também fez uma tabela com cores de bases!

  18. [...] 3- Há hoje sites como o Foundation Matrix ou Findation que te ajudam a escolher seu tom de base, e outros que ensinam como usá-los – Acorda, bonita! - Beleza Comprada [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *